Diretora | Sara Mendes Moreira
MD | Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar |Universidade do Porto
Assistente Graduada Sénior de Psiquiatria
Enfermeira Responsável | Enf.ª Cecília Maria Rodrigues
BSc | Enfermagem | Escola de Enfermagem Dª Ana Guedes Porto
MsC | Saúde Pública | FMUP/ICBAS | Universidade do Porto
PhD | Ciências de Enfermagem | ICBAS | Universidade do Porto
https://www.cienciavitae.pt//pt/511A-1D37-A0C9
Contactos
✉ humanizacao@chporto.min-saude.pt
A preocupação com a humanização hospitalar esteve sempre presente nas pessoas que ao longo dos anos foram responsáveis pela administração e gestão na Unidade Local de Saúde de Santo António (ULS de Santo António). Contudo, a dinamização desta área dependia da determinação, generosidade e empenho de alguns profissionais.
Em 2019 o Ministério da Saúde destacou a Humanização Hospitalar como uma das suas prioridades e comprometeu-se com o seu desenvolvimento. O Programa deste Compromisso foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Humanização Hospitalar, criado pela Coordenação para a Reforma do Serviço Nacional Saúde (SNS) na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares.
Em setembro de 2019, a ULS de Santo António conjuntamente com outras 48 instituições de saúde, subscreveu o «Compromisso para a Humanização Hospitalar».
Criação do Serviço de Humanização
Em 26 de dezembro de 2019 o Conselho de Administração aprovou a criação do Serviço de Humanização, integrado no Departamento da Qualidade.
A equipa do serviço de Humanização é constituída por Sara Mendes Moreira, médica psiquiatra com funções de direção e Cecília Rodrigues, enfermeira responsável.
Objetivos
O serviço de Humanização tem como principal função desenvolver o “Compromisso para a Humanização Hospitalar” que consiste em implementar políticas dedicadas à humanização, que se centrem nas pessoas (utentes, cuidadores e profissionais de saúde) e que garantam o bom relacionamento interpessoal, interprofissional e o respeito pelos valores humanos. Com este projeto espera-se a melhoria contínua dos processos e resultados em saúde.
Tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da dimensão humana dos cuidados de saúde de forma transversal a todo o ambiente hospitalar, englobando os utentes /doentes e suas famílias, assim como todos os profissionais.
Competências
- Promover a divulgação do “ Compromisso para a Humanização Hospitalar “e ajudar a difundir o conceito de Humanização dos Cuidados de Saúde junto da comunidade hospitalar.
- Refletir sobre as estratégias a delinear na implementação de iniciativas de humanização.
- Coordenar e ajudar a desenvolver as atividades de humanização na ULS de Santo António.
- Identificar as áreas que necessitam e beneficiam de ajuda para melhorar a qualidade de cuidados de saúde na perspetiva da humanização.
- Apoiar todos os serviços com projetos na área da humanização.
Áreas de intervenção e Perspetivas futuras
A humanização dos cuidados em saúde só é possível com a contribuição de todos os profissionais, através de um processo participativo, dinâmico e criativo, com espaços que permitam a expressão de ideias, proximidade nas relações de trabalho e desenvolvimento de sentimentos de pertença.
No ambiente hospitalar, a humanização fundamenta-se no desenvolvimento de uma cultura institucional onde se entrelaçam o conhecimento e competência técnica com a competência ética e relacional.
O serviço de humanização da ULS de Santo António pretende desenvolver uma estratégia de gestão através de uma visão sistémica, coordenada e organizada com a finalidade de desenvolver uma cultura transversal de humanização do ambiente hospitalar.