Diretora | Dr.ª Teresa Neves
Composição da Equipa
Catarina Barbosa | Assistente Técnica
Conceição Carneiro | Assistente Técnica
Adriana Moura | Assistente Técnica
Isabel Soares | Assistente Técnica
Dionisia Vieira | Assistente Técnica
Graça Viegas | Assistente Técnica
Paula Vilela | Assistente Técnica
Paula Pinto | Assistente Técnica
Paulo Pegas |Assistente Técnica
Dr.ª Isabel Moreira | Técnico Superior
Dr. Nuno Ribeiro | Técnico Superior
Contactos
Largo Professor Abel Salazar, 4099-001 PORTO
✉ sfinanceiros@chporto.min-saude.pt
É da responsabilidade da Direção de Gestão Financeira:
- Apoiar o Conselho de Administração na formulação da política de gestão económica, financeira e orçamental e executar os planos financeiros e de tesouraria aprovados;
- Assegurar a veracidade da informação económico-financeira, dando cumprimento aos normativos e diretrizes contabilísticas aplicáveis;
- Dar cumprimento às obrigações fiscais e ao dever de informação da instituição.
Compete à DGF assegurar as seguintes funções:
Área de Controlo Orçamental- Colaborar na elaboração do orçamento e nas demonstrações orçamentais.
- Elaborar a informação de controlo de execução orçamental, dando cumprimento aos deveres de informação periódica, nos termos da lei;
- Realizar as operações de abertura e encerramento e prestação de contas;
- Efetuar a gestão do inventário e o cadastro na sua vertente financeira e contabilística e garantir a integração dos registos na contabilidade;
- Elaborar a informação económica e financeira para os fins internos e externos, dando cumprimento aos deveres de informação periódica, nos termos da lei;
- Manter atualizada a contabilidade analítica, no âmbito da imputação direta de gastos e rendimentos, bem como garantir a coerência e correção da mesma em estreita articulação com a Direção de Planeamento e Controlo de Gestão;
- Participar na execução de todos os projetos que beneficiem de financiamento externo, independentemente da sua origem, em estreita articulação com os demais serviços da organização;
- Colaborar na elaboração da informação económico financeira de suporte a projetos de investimento, objeto de financiamento externo, bem como participar no acompanhamento da respetiva execução financeira, em estreita articulação com a Direção de Inovação e Projetos e Direção de Compras.
Área de Controlo Despesa e Receita
- Proceder à emissão de cabimento e compromisso nos moldes definidos pelo Conselho de Administração e de acordo com os normativos legais em vigor;
- Proceder à contabilização e controlo dos documentos de despesa em articulação com Direção de Compras e Direção de Conferência de Faturas;
- Proceder à contabilização dos documentos de receita relativos à faturação dos serviços prestados em articulação com Direção de Gestão de Clientes;
- Garantir o registo contabilístico das Imparidades e Provisões em cumprimento com os normativos legais em vigor;
- Proceder ao registo dos rendimentos obtidos e dos gastos suportados no período a que respeitam, em cumprimento do princípio da especialização do exercício;
- Circularização das contas correntes de fornecedores e outros credores e respetiva análise e tratamento das divergências.
Área de Tesouraria
- Elaborar o orçamento de tesouraria tendo por base o critério da antiguidade e o cumprimento das cláusulas contratuais referentes às condições de pagamento;
- Proceder aos pagamentos e recebimentos, controlo geral das disponibilidades e sua conferência;
- Depósito diário de todos os valores recebidos na instituição;
- Confronto diário entre o saldo dos registos contabilístico da folha de caixa e os valores em cofre.
- Proceder à conferência das Taxas Moderadoras cobradas diariamente;
- Controlo das despesas geradas no âmbito dos Fundos de Maneio;
- Proceder à reconciliação mensal das contas bancárias;
- Assegurar o cumprimento das regras de acesso ao cofre;
- Controlo dos fundos de maneio: conferência de despesas e reconstituição mensal e liquidação no final do ano.