Direção de Gestão Financeira

Diretora | Dr.ª Teresa Neves 

Composição da Equipa
Catarina Barbosa | Assistente Técnica
Conceição Carneiro | Assistente Técnica
Adriana Moura | Assistente Técnica
Isabel Soares | Assistente Técnica
Dionisia Vieira | Assistente Técnica
Graça Viegas | Assistente Técnica
Paula Vilela | Assistente Técnica
Paula Pinto | Assistente Técnica
Paulo Pegas |Assistente Técnica
Dr.ª Isabel Moreira | Técnico Superior
Dr. Nuno Ribeiro | Técnico Superior

Contactos
Largo Professor Abel Salazar, 4099-001 PORTO
✉ sfinanceiros@chporto.min-saude.pt  



É da responsabilidade da Direção de Gestão Financeira:

  • Apoiar o Conselho de Administração na formulação da política de gestão económica, financeira e orçamental e executar os planos financeiros e de tesouraria aprovados;
  • Assegurar a veracidade da informação económico-financeira, dando cumprimento aos normativos e diretrizes contabilísticas aplicáveis;
  • Dar cumprimento às obrigações fiscais e ao dever de informação da instituição.


Compete à DGF assegurar as seguintes funções:

Área de Controlo Orçamental
  • Colaborar na elaboração do orçamento e nas demonstrações orçamentais.
  • Elaborar a informação de controlo de execução orçamental, dando cumprimento aos deveres de informação periódica, nos termos da lei;
  • Realizar as operações de abertura e encerramento e prestação de contas;
  • Efetuar a gestão do inventário e o cadastro na sua vertente financeira e contabilística e garantir a integração dos registos na contabilidade;
  • Elaborar a informação económica e financeira para os fins internos e externos, dando cumprimento aos deveres de informação periódica, nos termos da lei;
  • Manter atualizada a contabilidade analítica, no âmbito da imputação direta de gastos e rendimentos, bem como garantir a coerência e correção da mesma em estreita articulação com a Direção de Planeamento e Controlo de Gestão;
  • Participar na execução de todos os projetos que beneficiem de financiamento externo, independentemente da sua origem, em estreita articulação com os demais serviços da organização;
  • Colaborar na elaboração da informação económico financeira de suporte a projetos de investimento, objeto de financiamento externo, bem como participar no acompanhamento da respetiva execução financeira, em estreita articulação com a Direção de Inovação e Projetos e Direção de Compras.

Área de Controlo Despesa e Receita
  • Proceder à emissão de cabimento e compromisso nos moldes definidos pelo Conselho de Administração e de acordo com os normativos legais em vigor;
  • Proceder à contabilização e controlo dos documentos de despesa em articulação com Direção de Compras e Direção de Conferência de Faturas;
  • Proceder à contabilização dos documentos de receita relativos à faturação dos serviços prestados em articulação com Direção de Gestão de Clientes;
  • Garantir o registo contabilístico das Imparidades e Provisões em cumprimento com os normativos legais em vigor;
  • Proceder ao registo dos rendimentos obtidos e dos gastos suportados no período a que respeitam, em cumprimento do princípio da especialização do exercício;
  • Circularização das contas correntes de fornecedores e outros credores e respetiva análise e tratamento das divergências.

Área de Tesouraria
  • Elaborar o orçamento de tesouraria tendo por base o critério da antiguidade e o cumprimento das cláusulas contratuais referentes às condições de pagamento;
  • Proceder aos pagamentos e recebimentos, controlo geral das disponibilidades e sua conferência;
  • Depósito diário de todos os valores recebidos na instituição;
  • Confronto diário entre o saldo dos registos contabilístico da folha de caixa e os valores em cofre.
  • Proceder à conferência das Taxas Moderadoras cobradas diariamente;
  • Controlo das despesas geradas no âmbito dos Fundos de Maneio;
  • Proceder à reconciliação mensal das contas bancárias;
  • Assegurar o cumprimento das regras de acesso ao cofre;
  • Controlo dos fundos de maneio: conferência de despesas e reconstituição mensal e liquidação no final do ano.