Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

Publicação de Indicadores de qualidade
Relatório Acesso a Cuidados de Saúde
Lista de Pretações de Serviços
Consultas - Tempos de Espera
Urgências - Tempo de Espera
Carta dos Direiros de Acesso aos Cuidados de Saúde
Morada: Centro Hospitalar do Porto, Largo do Professor Abel Salazar, 4099-001 Porto

Localização: Hospital de Santo António, Edifício Neoclássico, Piso 0 (acesso ao Museu pela fachada principal do Edifício Neoclássico)

Telefone: 22 090 06 28

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10:00h às 18:00h * (Encerra sábado, domingo e feriados)

Museológa: Dra. Sónia Faria

Site: www.museu.chporto.pt



Museu do Centro Hospitalar do Porto

O Centro Hospitalar do Porto (CHP) inaugurou a 1 outubro de 2013 o Museu do Centro Hospitalar, uma área expositiva onde se pretende evocar e relacionar práticas e técnicas de intervenção nas Ciências da Saúde de âmbito farmacêutico, dos séculos XIX e XX. Através da reconstituição de dois notáveis espaços, o Museu tem como missão celebrar e promover a memória e as raízes da instituição e do seu património científico, assumindo-se como um espaço de aprendizagem que mobiliza saberes e competências.


A Botica do Hospital Real de Santo António

Integrada na frontaria do edifício Monumento Nacional Hospital de Santo António, cujo percurso histórico conta com mais de 200 anos, a "Sala de Público" manteve a sua traça oitocentista, apresentando um raro conjunto de armários de botica. Em 1875 foi enaltecida por Pinho Leal como uma das primeiras de Portugal.

Testemunho histórico da arte e da cultura científica praticada neste lugar-chave da memória da cidade, o seu espólio remete-nos para um período de intensificação no fabrico interno de diversos preparados e produtos medicinais, refletindo as correntes terapêuticas da época.


Memórias da Farmácia de Oficina do Hospital Joaquim Urbano

O curso do Hospital Joaquim Urbano é indissociável dos progressos registados no domínio do tratamento e investigação das doenças infeciosas. Estabelecido em 1884 como hospital provisório para coléricos no lugar de Guelas de Pau, na então freguesia do Bonfim, o seu trajeto foi entrecruzado por notáveis personalidades médicas dedicadas às questões da saúde pública.

Na Farmácia do hospital eram manipuladas múltiplas drogas com produção de diferentes formas farmacêuticas, de acordo com a Farmacopeia e formulários em vigor. Eram destinadas especialmente ao tratamento de sucessivas catástrofes epidémicas.

Este espaço apresenta-se como testemunho de técnicas e progressos na produção medicamentosa registados como formas de tratamento hospitalar.


O Museu do CHP é ainda complementado com vitrinas dedicadas ao exercício da Medicina localizadas em distintas áreas hospitalares e passíveis de serem visitadas com acompanhamento técnico mediante marcação prévia.


* Visitas orientadas a grupos: Segunda a sexta feira das 10h00-17h00 (mediante agendamento prévio).

Ingresso

Público geral: 1€

Grupos: 10€ (max. 20 pax)

Entrada Livre: Jovens até aos 12 anos

Valid HTML 4.01 Transitional Centro Hospitalar do Porto ©2016 | Todos direitos reservados Governo de Portugal