Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

Publicação de Indicadores de qualidade
Relatório Acesso a Cuidados de Saúde
Lista de Pretações de Serviços
Consultas - Tempos de Espera
Urgências - Tempo de Espera
Carta dos Direiros de Acesso aos Cuidados de Saúde
A assistência clínica em ambulatório adquiriu uma grande importância, permitindo ao cidadão doente manter-se no seu ambiente social e familiar.  No Centro Hospitalar do Porto, este tipo de trabalho assume três expressões: “Consulta Externa”, “Hospital de Dia” e  “Cirurgia de Ambulatório”.  

A Consulta Externa representa uma parcela muito grande da produtividade dos serviços clínicos, garantindo assistência à maioria dos doentes hospitalares. Igualmente as funções de formação e o ensino encontram na Consulta Externa oportunidades de concretização privilegiadas.

As consultas do Centro Hospitalar do Porto correspondem tendencialmente às especialidades médicas tradicionais. No entanto, temos consultas médicas subespecializadas, pluridisciplinares, centros de referência e consultas não médicas (Nutrição, Psicologia, Neuropsicologia, Enfermagem e outras).   

A Consulta Externa tem interfaces privilegiadas com a Medicina Geral e Familiar. Não competindo ao hospital o seguimento crónico, à exceção de algumas doenças específicas, a comunicação com os Centros de Saúde é muito importante. A eficiência do trabalho de todos depende dessa relação.


Do ponto de vista organizacional a Consulta Externa corresponde a um conceito funcional e não a um serviço hospitalar clássico. Os seus méritos e qualidades dependem essencialmente dos diferentes serviços clínicos. A estrutura é transversal e integradora. As diferentes especialidades estão representadas por um “Gestor clínico”, interlocutor permanente da estrutura.

No Centro Hospitalar do Porto fazem-se cerca de 3000 consultas por dia, distribuídas por instalações de vários pólos.

SNS

CENTRO BIOMÉDICO DE SIMULAÇÃO CHP/ICBAS (CBS)

Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães

Saúde 24
Valid HTML 4.01 Transitional Centro Hospitalar do Porto ©2016 | Todos direitos reservados Governo de Portugal