Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

Publicação de Indicadores de qualidade
Relatório Acesso a Cuidados de Saúde
Lista de Pretações de Serviços
Consultas - Tempos de Espera
Urgências - Tempo de Espera
Carta dos Direiros de Acesso aos Cuidados de Saúde
   
Director
  Dr.ª Inês Freitas
Contactos
  Telefones:
Extensões: 1840
Faxes:
Correios electrónicos: directorhemalab@chporto.min-saude.pt
Enf. Chefe/Técnico
  Técnica Filomena Ramos
Localização
 
Hospital de Santo António
Apresentação
 
O Serviço de Hematologia Laboratorial, integrado no Departamento de Patologia Laboratorial, está vocacionado principalmente para a execução de pedidos analíticos solicitados pelos Serviços Clínicos do Hospital. Tem ainda uma importante actividade formativa de Médicos Internos Complementares (de Patologia Clínica, Hematologia Clínica e Imunohemoterapia), licenciados em Farmácia, actualização permanente do Pessoal Técnico do Laboratório e ensino aos alunos técnicos das Escolas Politécnicas

Procura sempre dar uma resposta em tempo útil e de qualidade, que esteja à altura do nível de cuidados a prestar por uma instituição com a diferenciação do Hospital Geral de Santo António. Para além da rotina hematológica geral, especializou-se há muitos anos na caracterização citomorfológica do sangue periférico e da medula óssea, designadamente em situações hemato-oncológicas, e , desenvolveu uma rotina de estudo do glóbulo rubro, praticado diversas técnicas que permitem a caracterização das múltiplas patologias destas células.
Recebe para estudo amostras biológicas vindas do internamento, consulta externa e da urgência do Hospital, dando ainda apoio a outros hospitais da região Norte do País (principalmente no estudo citomorfológico da medula óssea e na investigação de patologia do glóbulo rubro).
Procurando adaptar-se ao crescente volume de solicitações por parte dos Serviços Clínicos, o Serviço tem sofrido nos últimos anos a uma profunda remodelação no sentido  da automatização e da informatização, acompanhando os notáveis desenvolvimentos tecnológicos nestas áreas. Está hoje dotado de um sistema global de informatização, que muito tem beneficiado o seu funcionamento e agilizado  a resposta dada ao Hospital. Existe uma “pirâmide” de acesso condicionado ao sistema informático, com validação dos resultados a vários níveis e consequente responsabilização dos diversos intervenientes no processo, de acordo com o seu grau de diferenciação.
A qualidade dos resultados é uma preocupação constante. O Serviço tem um sistema de controlo de qualidade interno e está integrado em dois programas de controlo de qualidade externos, um nacional (Instituto Ricardo Jorge) e um internacional (UK NEQAS), para todos os exames analíticos do Serviço, nomeadamente estudo morfológico de lâminas de sangue periférico e pesquisa de Parasitas.
Actividades
  Formação
• Internato Médico de Patologia Clínica
• Estágios parcelares de outras especialidades
1. Hematologia Clínica
2. Imunohemoterapia
• Outros estágios (Farmácia, Biologia,....)
• Estágios de alunos técnicos das Escolas Politécnicas do Vale do Ave, CESPU, Politécnico de Bragança e Universidade Fernando Pessoa

Avaliação de equipamentos
Frequentemente o Serviço é solicitado para realizar a avaliação de equipamentos automáticos, principalmente em fase de lançamento.

Investigação
• Colaboração prestada a outros Serviços (ensaios clínicos)
• Comunicações em congressos nacionais e internacionais

Arquivo de lâminas e diapositivos
O Serviço possui desde há largos anos um Arquivo de Lâminas de diversas patologias hematológicas, onde pode ser feita uma revisão de patologias menos comuns. Paralelamente a este arquivo, existe um outro mais recente, de diapositivos, feito a partir de esfregaços de sangue periférico e de medula óssea, dos casos com mais interesse.
Informações
  Informações gerais sobre o Serviço O Serviço de Hematologia Laboratorial situa-se no piso 2 do Edifício Dr. Luís de Carvalho. O horário de funcionamento é o seguinte: 9 – 13 horas 14 – 17 horas , dias úteis. Fora deste horário, deve ser contactado o Laboratório do Serviço de Urgência, que funciona diariamente durante 24 horas. Quadro de Pessoal do Serviço Direcção do Serviço  Maria Cândida Soveral Torres – Chefe de Serviço Pessoal Médico  Luís Alberto Costa Monteiro – Assistente Graduado  Maria Inês O. Azevedo Freitas – Assistente Graduado  António Filipe M. M. Rodrigues Santos – Assistente Graduado  Maria da Graça S. B. Lopes Morais Henriques - Assistente Graduada Pessoal Técnico  7 elementos Pessoal Administrativo  2 elementos Pessoal auxiliar  2 elementos Funcionalmente, o Serviço de Hematologia Laboratorial encontra-se dividido em vários sectores:  Análises automáticas  Citologia / Morfologia  Glóbulo rubro Sector das análises automáticas Realização de hemogramas completos com contagem diferencial de leucócitos, contagem de reticulócitos e determinação da velocidade de sedimentação.  Equipamento ADVIA 120 (Bayer), Coulter LH 750 e GEN`s (Beckman-Coulter), Sysmex ST 1800 3 XE-2100 (Sysmex Corporation) e Sistema Diesse 60 (Menarini)  Nº de análises efectuadas em 2005 177.409  Análises realizadas Hemograma Eritrograma Leucograma Plaquetas Reticulócitos Velocidade de sedimentação Sector da citologia / morfologia Estudo de esfregaços de sangue periférico e de medula óssea.  Equipamento Microscópios Olympus, Zeiss e Leitz Citocentrífugas (Cytospin 3 – Shandon)  Nº de análises efectuadas em 2005 14.912  Análises realizadas Contagem diferencial de leucócitos Morfologias eritrocitária, leucocitária e plaquetária Pesquisa de parasitas ( sangue periférico e medula óssea) Mielograma (com colorações citoquímicas) Colorações citoquímicas: • Reacção das mieloperoxidases • Reacção do Sudão Negro • Reacção PAS ( periodic acid schiff) • Reacção da fosfatase ácida • Reacção da fosfatase ácida, com inibição pelo tartarato • Reacções das esterases * -naftil acetato esterase * -naftil butirato esterase * naftol AS-D cloroacetato esterase * dupla coloraçaõ : - naftil acetato esterase e naftol AS-D cloroacetato esterase • Reacção da fosfatase alcalina dos neutrófilos • Reacção de Perls Colheitas de aspirado e biópsia de medula óssea Glóbulo rubro Realização de diversas técnicas para estudo das patologias mais frequentes do G.R.  Equipamento Hb Gold (Menarini), Variant (Biorad) e espectrofotómetro Schimazu CL-770  Nº de análises efectuadas em 2005 805  Análises realizadas Haptoglobina Hemoglobina A2 Hemoglobina F Electroforese de hemoglobinas Teste de solubilidade da Hemoglobina S Hemoglobinas instáveis Fragilidade osmótica Piruvatoquinase (despiste) Glicose-6-fosfato desidrogenase Pesquisa de corpos de Heinz Teste de Kleihauer

SNS

CENTRO BIOMÉDICO DE SIMULAÇÃO CHP/ICBAS (CBS)

Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães

Saúde 24
Valid HTML 4.01 Transitional Centro Hospitalar do Porto ©2016 | Todos direitos reservados Governo de Portugal