Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.

Publicação de Indicadores de qualidade
Relatório Acesso a Cuidados de Saúde
Lista de Pretações de Serviços
Consultas - Tempos de Espera
Urgências - Tempo de Espera
Carta dos Direiros de Acesso aos Cuidados de Saúde
   
Directora
  Dr.ª Cecília Almeida e Sousa

Enf. Chefe
Enf.ª Maria Abília Nunes

Enf. Responsável Consulta Externa
Enf.ª Carla Casal
Contactos
  Telefone (Hospital Santo António) 222077500

Extensões
- Serviço de Urgência: 1710
- Secretariado (Consulta Externa): 1703
- Sala dos Médicos: 1709
- Enfermagem (Consulta Externa/Urgência): 1774
- Secretariado (Internamento/Direcção de Serviço): 1331
- Enfermagem (Internamento): 1231

E-mails
- Direcção de Serviço: director.orl@hgsa.min-saude.pt
- Gestão do Bloco Operatório: orlblocochp@gmail.com
- Secretariado: secretariado.orl@hgsa.min-saude.pt

Localização
Hospital de Santo António. A Consulta Externa e o Serviço de Urgência de ORL funcionam no piso 1 do edifício Dr. Luís Carvalho. O Serviço de Internamento (Enfermaria) está localizado no piso 2 do Edifício Neoclássico.
Enf. Chefe/Técnico
  Enf.ª Maria Abília Nunes
Organigrama
 
Directora de Serviço:
- Dra. Cecília Almeida e Sousa

Chefe de Serviço:
- Dr. Luís Meireles

Assistentes Hospitalares Graduados:
- Dr. Miguel Bebiano Coutinho
- Dra. Teresa Soares
- Dr. José Gameiro dos Santos
- Dr. Jorge Cruz Oliveira
- Dr. José Manuel Abrunhosa
- Dr. António Magalhães
- Dr. Miguel Gonçalves Ferreira
- Dra. Isabel Carvalho
- Dra. Telma Feliciano

Assistentes Hospitalares:
- Dra. Idalinda Duarte
- Dra. Rosário Figueirinhas
- Dra. Sandra Sousa e Castro
- Dr. João Lino
- Dra. Ana Pereira da Silva

Internos de Formação Específica:
- Dra. Sara Sena Esteves
- Dr. Francisco Rosa
- Dra. Ana Nóbrega Pinto
- Dr. Gonçalo Jorge Mendes
- Dr. João Carvalho Almeida
- Dra. Mariline Santos
- Dra. Ângela Rego
- Dra. Sara Ferraz


Quadro Técnico
Técnica de Terapia da Fala:
- Prof. Doutora Susana Vaz Freitas

Técnicos de Audiologia:
- Dr. Celso Martins
- Dra. Ana Paupério
- Dra. Raquel Fernandes
- Dra. Teresa Leite
Apresentação
 
O Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial do Centro Hospitalar do Porto dedica-se à avaliação, diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico de doentes com patologia do ouvido, do nariz e seios perinasais, da faringe e laringe e da cabeça e pescoço.

O serviço conta ainda com valências específicas nas áreas da Foniatria, Distúrbios da Respiração durante o Sono, Surdez Infantil, Oncologia, Vertigem, Rinite Alérgica e Cirurgia Plástica Facial.

As primeiras referências ao  Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Santo António datam de 1909, ano da sua criação por entendimento da Direcção Administrativa do Hospital. Os anos seguintes foram de amadurecimento e afirmação para o serviço, com melhoria das instalações e ampliação do corpo clínico.

Em 1962 foi criado o Internato da Especialidade (o primeiro do Hospital de Santo António e do Norte do país) e em 1980 iniciou-se o ensino pré-graduado. Em 1976, graças ao empenho do Sr. Prof. António Gameiro dos Santos, o Serviço organizou as primeiras Jornadas de Otorrinolaringologia do Hospital de Santo António, tendo sido o primeiro congresso nesta especialidade organizado por um serviço hospitalar.

Estas Jornadas constituíram assim um ponto de viragem e afirmaram-se, durante anos, como o segundo evento mais importante na Otorrinolaringologia nacional organizado periodicamente no nosso país, tendo contado com a presença e colaboração de  otorrinolaringologistas nacionais e estrangeiros de renome mundial.As Jornadas realizaram-se anualmente com uma duração de três dias até à sua XXI edição. Seguiu-se um período de interregno até 2009, ano do centenário do Serviço e em que foram realizadas as XXII Jornadas, já presididas pela Dr.ª. Cecília Almeida e Sousa.Desde então têm sido realizadas com uma frequência bienal e continuam a ser consideradas um importante evento no panorama actual da Otorrinolaringologia portuguesa.

Após mais de 100 anos de actividade, o Serviço continua a acompanhar a evolução das técnicas de avaliação clínica, exames complementares e tratamento bem como os progressos científicos e o estado actual do conhecimento médico, assumindo-se como um serviço de referência a nível nacional e internacional.
Actividades
  A actividade diária do Serviço de ORL-CCF do CHP encontra-se organizada pelas áreas de Consulta Externa, Serviço de Urgência, Serviço de Internamento, Bloco Operatório e Actividade Científica e Formativa.

A Consulta Externa dispõe de cinco gabinetes de ORL Geral equipados com microscópio otológico e fonte de luz fria, um gabinete para consulta de Foniatria equipado com videoendoscopia e estroboscopia, um gabinete para exames vídeo-endoscópicos, três gabinetes de audiovestibulogia, um gabinete de enfermagem, uma sala de reuniões, uma sala de espera e uma sala para o secretariado da consulta externa.

No espaço físico da consulta externa é possível realizar diversos meios complementares de diagnóstico, nomeadamente:
- Audiometria tonal e vocal do adulto
- Audiometria infantil
- Impedanciometria
- Potenciais evocados auditivos
- Otoemissões acústicas
- Videonistagmografia
- Posturografia dinâmica computorizada
- Endoscopia rígida e flexível para avaliação otológica, nasal e faringolaríngea
- Videolaringoestroboscopia

O Serviço de Urgência de ORL é composto por uma sala de espera e dois gabinetes de observação equipados com cadeira giratória, microscópio otológico, fonte de luz fria e material de observação de ORL. Este espaço é contíguo ao da consulta externa pelo que possibilita a utilização do gabinete de exames vídeo-endoscópicos e a realização de exames audiométricos sempre que necessários e disponíveis. O Serviço de Urgência funciona com uma equipa composta por dois a três elementos, em presença física, das 8h às 20h e um especialista de prevenção aos doentes internados das 20h às 8h.

O Internamento dispõe de 12 camas para internamento preferencial por ORL, uma sala de enfermagem, uma sala de preparação de medicação, uma sala de tratamento/observação de doentes e uma sala para o secretariado do serviço. O internamento pediátrico encontra-se actualmente no Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN).

A actividade cirúrgica do Serviço de ORL-CCF decorre em quatro espaços, organizada em 14 períodos operatórios de seis horas para a cirurgia programada, aos que acresce a actividade cirúrgica urgente sempre que necessária. Esta última decorre habitualmente no Bloco Central, no edifício Dr. Luís Carvalho. A cirurgia programada de adultos em regime de internamento decorre em seis a sete períodos semanais no Bloco Operatório do Edifício Neoclássico. A cirurgia programada de crianças é realizada em dois períodos semanais no Bloco Operatório do CMIN. A cirurgia de ambulatório é realizada no Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório (CICA), com um a dois períodos de cirurgia de adultos e três a quatro períodos de cirurgia pediátrica.

O Serviço de ORL-CCF do CHP desenvolve ainda actividade científica e formativa variada, incluindo a formação pós-graduada dos Internos de Formação Específica em ORL-CCF, a formação teórico-prática em Otorrinolaringologia dos alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e ainda a formação de estagiários dos cursos de Audiologia, Terapia da Fala, Internos do Ano Comum e Internos de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar.

Por último, é ainda de destacar a organização regular de eventos científicos e formativos por parte do Serviço, nomeadamente as Jornadas de ORL do CHP, as Jornadas dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica em ORL, o Curso de ORL para Medicina Geral e Familiar e as actividades do Dia Mundial da Voz.
Informações
  Tempos Médios de Resposta para Primeiras Consultas Hospitalares com Origem nos Cuidados de Saúde Primários: - Muito prioritários: N/A - Prioritários: 15 dias - Normal: 43 dias

SNS

CENTRO BIOMÉDICO DE SIMULAÇÃO CHP/ICBAS (CBS)

Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães

Saúde 24
Valid HTML 4.01 Transitional Centro Hospitalar do Porto ©2016 | Todos direitos reservados Governo de Portugal