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Publicação de Indicadores de qualidade
Relatório Acesso a Cuidados de Saúde
Lista de Pretações de Serviços
Consultas - Tempos de Espera
Urgências - Tempo de Espera
Carta dos Direiros de Acesso aos Cuidados de Saúde
Directora
  Drª Isabel Alexandra Santos
Administrador
  Dra. Cristina Fiúza
Enf.ºs Supervisores
  Engº Luís Filipe Pereira
Enfº Manuel Valente
Apresentação
 
O Departamento de Gestão de Qualidade,  Risco Higiene, Saúde e Segurança – DGQRHSS - tem implementadas várias  metodologias de melhoria contínua da qualidade, as quais se conjugam visando a  estruturação de um modelo organizativo que proporcione à gestão, aos  profissionais, aos utentes e visitantes um conjunto de regras de funcionamento  que garantam, ao nível da estrutura,  dos processos e dos resultados as melhores soluções.

O Hospital de Santo António encontra-se  Acreditado desde 2005 pelo CHKS, entidade Inglesa dedicada à acreditação de  Hospitais, tendo sido celebrado em Maio de 2009 um contrato para implementação  da Versão de 2006 de Manual Internacional de Acreditação de Hospitais. Esta  Unidade será objecto de Auditoria Externa em Julho de 2010. As outras duas  Unidades que integram o CHP – a Maternidade Júlio Dinis e o Hospital Maria Pia  - sem prejuízo da implementação dos critérios do manual, só num momento  posterior serão auditadas.

A opção por um modelo de Acreditação  Organizacional decorre da convicção de que só é possível garantir uma prática clínica segura, efectiva,  equitativa e eficiente se a mesma se desenrolar num contexto organizado e seguro, onde os profissionais  estão dotados de formação e instrumentos de actuação que lhes permitam, em  qualquer circunstância, conduzir a actividade operacional em condições de segurança para os doentes, seus familiares  e visitantes, e também para os profissionais. É um sistema de aplicação  transversal e universal, pelo que se aplica a todas as áreas de actuação e todos  os funcionários estão envolvidos e participam. Contudo não esgota as  iniciativas de melhoria contínua da qualidade: há 9 serviços com Certificação  ISO, 2 em preparação e um que iniciará, a breve trecho, o processo. O CHP tem  ainda em implementação vários projectos Lean: na Consulta Externa – LinCE; no  Bloco Operatório – LeanOR – e nos Serviços Farmacêuticos.

A identificação dos caminhos da melhoria assenta  na existência de programas concretos de análise e monitorização interna de um conjunto de  indicadores clínicos, de risco e de  performance profissional, que nos permitem saber onde estamos e definir  para onde queremos ir, comparando-nos  com os nossos parceiros nacionais e internacionais.

As iniciativas descritas consubstanciam a  estratégia de melhoria contínua da qualidade do CHP, EPE assente na  participação de todos os profissionais, e na auscultação dos utentes, tendo em  vista alcançar a Excelência  Operacional.


O Conselho de Gestão do DGQRHSS,
Dra. Isabel Alexandra SantosDra. Cristina Fiuza BrancoEngº Luís Filipe Pereira



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Serviços do Departamento:
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SNS

CENTRO BIOMÉDICO DE SIMULAÇÃO CHP/ICBAS (CBS)

Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães

Saúde 24
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